Tênis

Tênis com cadarço automático não são o futuro

Nike MAG

O primeiro tênis foi criado pela U.S. Rubber Company em 1892 e tinha uma sola de borracha, parte superior de lona e era presa por um par de atacadores brancos. O tênis mudou muito desde então: Fizemos sapatos de espuma, tricô, colocamos bolhas de ar nas solas, tivemos tênis projetados com tecnologia da NASA, BASF e 3M. Eles fizeram tênis sem calça, uns que parecem meias e outros que fazem você correr mais rápido. Até os tênis iluminam e alguns mostram como você é bom em malhar. Durante a maior parte, exceto os sapatos sem cadarços, todos usavam atacadores. É uma maneira eficaz de garantir que o tênis não caia do seu pé, quer você esteja fazendo alguma atividade especializada para a qual foi projetado ou apenas caminhando. Tudo está prestes a mudar no futuro se a Nike conseguir .

Tudo começou com um conceito distante da era espacial em 1989 De volta ao futuro: parte II , onde o designer da Nike, Tinker Hatfield, equipou Michael J. Fox com um par de tênis com laço automático, o Nike Mag, que finalmente se tornou uma realidade em 2016 - completo com um mecanismo de autoatendimento e salto leve. A Nike também implementou a mesma tecnologia em um calçado muito mais prático: o HyperAdapt 1.0, um calçado esportivo multifuncional vendido por US $ 720. Agora são três anos depois, e a Nikes está lançando o terceiro tênis com laço automático, o Adapt BB, que é o primeiro tênis que se aperta sozinho para o basquete.

O ajuste do tênis pode ser ajustado apertando os botões laterais ou com um aplicativo para smartphone. Coisas bem futuristas, mas simples. A Nike realizou um evento mundial para revelar a nova tecnologia. O atacante do Boston Celtics, Jayson Tatum, fez sua estreia na quadra. A mídia enlouqueceu por eles. Jacques Slade desempacotou um par em Full Size Run . Estávamos realmente no novo milênio dos tênis.

Imagem via Nike

Espere um segundo. A ideia de tênis com laço automático parece incrível e é realmente revolucionária. Devido a questões médicas, algumas pessoas têm problemas para amarrar os sapatos, como quando Michael J. Fox revelou os Mags na televisão. Eles também auxiliam os atletas, em tese, na busca por melhor desempenho por meio da inovação. Mas pare e pergunte o seguinte: Será que realmente precisamos de tênis com laço automático para ter um desempenho melhor? A pessoa comum precisa evitar os laços de sua vida como os carboidratos em busca de um eu melhor? A resposta é não.

Há um ditado obscuro, esqueci onde ouvi, mas algo sobre não tentar reinventar a roda. Se não está quebrado, não conserte. A menos que você precise fisicamente de sapatos que fiquem bem firmes, não há problema em usar atacadores. Parece melhor. É mais barato. E não é algo que vai desaparecer na obscuridade porque não serve mais a um propósito.

Já tínhamos sapatos sem cadarço antes, com dispositivos de aperto que não usavam cadarços. O Puma Disc Blaze tem um design divisivo com sua cobertura de plástico para os pés que você pode girar para deixar o sapato mais apertado ou mais frouxo. A marca também pegou essa ideia e a transformou em seu próprio tênis com laço automático em 2015, que foi retrabalhado em 2019. A Reebok tem sapatos com sua tecnologia Pump que usam uma bexiga inflável que literalmente bombeia um sapato com apenas alguns toques do polegar.

Há também o fato de que a maior parte do negócio de calçados é feita a partir de sapatos retrô. As pessoas querem o que é antigo e familiar. Os consumidores estão mais entusiasmados com a Jordan Brand trazendo de volta o Air Jordan III ou a Adidas relançando o Dublin do que com um tênis que pode fazer você voar ou ficar de pé no sol.

Olha, um bom par de sapatos antiquados que vem com cadarço! Imagem via Adidas

O foco principal das empresas de roupas esportivas, além do lucro, é seguir em frente - criar o novo e investir em novas tecnologias que as levarão ao futuro e à frente de seus concorrentes. Da mesma forma que o Air fez com a Nike e o Boost com a Adidas. É isso que mantém as marcas relevantes, além de um milhão de outros fatores como marketing, trazer de volta o produto certo, dar ao consumidor o que ele precisa e executar tênis da maneira certa.

Mas nem todo mundo quer um par de tênis dos Jetsons. Na verdade, a maioria de nós não. Se fossem vendidos pelo mesmo preço e a revenda não fosse um fator ou opção, uma pesquisa científica, feita por uma empresa de dados que existe na minha cabeça, prova que as pessoas escolheriam branco / branco da Força Aérea 1 em vez do Adapt BB.

Sou 1.000 por cento tendencioso, mas prefiro ter um par de sapatos de camurça com sola de borracha e encerrar o dia do que tênis que parecem ter vindo de 3019. Sei que pareço velho, como se estivesse resistindo à mudança. E talvez eu esteja. Mas eu não quero que a indústria se concentre em algo que não precisa existir.

Sim, limpar cadarços é um pé no saco. Sim, eles ficam desamarrados. Sim, é uma pena estender a mão para amarrá-los novamente, especialmente à medida que você envelhece. Mas eu quero um tênis que se pareça com um tênis. Há uma beleza na simplicidade dos tênis que foram projetados antes do advento dos CADs 3D e todo aquele jargão que eu não entendo. Ignorância do meu lado? Eu vou admitir isso. Mas agir como um tênis controlado com o apertar de um botão faz alguém jogar basquete melhor é ridículo. Se estivermos falando sobre sapatos caindo acidentalmente ou J.R. Smith desamarrando-os na linha de lance livre, então com certeza. Mas essa é uma pequena fração do jogo. E não estou aqui para comentar sobre basquete de qualquer maneira.

Só porque algo é novo e caro não o torna melhor do que seu antecessor, ou ainda mais legal. Isso me lembra tudo do Sr. Dink em Doug , anunciando sua última compra como muito cara, apenas para vê-la enlouquecer e se autodestruir momentos depois. Você fica com a mesma aparência se seus tênis recém-adquiridos zumbem e wizz e fazem a compressão superior em torno de seu antepé.