Governo mexicano lança vídeo de operação fracassada em El Chapos Son

Guzman

Autoridades do governo mexicano divulgaram imagens de um tiroteio tenso entre policiais e membros de gangues leais aos filhos do traficante encarcerado Joaquin 'El Chapo' Guzman.

O tiroteio ocorreu no dia 17 de outubro na cidade de Culiacán. As forças de segurança conseguiram capturar o filho de Chapo, Ovidio Guzmán López, mas acabaram por libertá-lo depois que membros do cartel começaram a atacar civis e queimar prédios próximos.

No vídeo, Guzmán López é visto cercado pela polícia e incita seu irmão a cancelar os combatentes.

“Eu me entreguei”, disse ele a Iván Archivaldo Guzmán Salazar. 'Não quero que haja tumultos.'

Iván recusou e a luta continuou até que um acordo foi feito para trocar Ovidio por vários policiais capturados.

O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, apoiou a decisão da polícia local. Em uma conferência de imprensa , ele disse que o perigo para os civis era muito grande.

'Eles tomaram decisões que eu apoio, que endosso, porque a situação se tornou muito difícil e muitos cidadãos, muitas pessoas, muitos seres humanos, estavam em risco. E, foi decidido proteger a vida das pessoas. Eu concordei com isso porque não se trata de massacres - isso acabou ', disse Obrador. 'Eles (autoridades locais) tomaram essa decisão e eu apoiei.'

Ele continuou, aparentemente apontando para um plano futuro para evitar esse tipo de confronto perigoso.

“A guerra não foi travada. O enfrentamento e a vida das pessoas foram atendidos. É o mais valioso, o mais importante, o sagrado. Não arrisque a vida de ninguém ', disse Obrador. “Não é mais enfrentar a violência com violência, o mal com o mal. Não há guerra contra o tráfico de drogas. Não exporemos a vida de civis com o eufemismo de danos colaterais. Isso acabou. Queremos a paz e, como já dissemos, é fruto da justiça. Aqui está um novo paradigma de segurança. '