Tênis

Governador do Arizona visto usando Nikes após ameaçar puxar incentivos

Nike Air Max 1

ATUALIZADO EM 05/07/19 11h25. ET: Após sua ameaça de cortar fundos para uma futura fábrica da Nike no estado em resposta à empresa de roupas esportivas retirando o polêmico 'Betsy Ross Flag' Air Max 1 das prateleiras, o governador do Arizona Doug Ducey foi visto usando um par de tênis da Nike em uma festa de quatro de julho ontem .

Em uma declaração a Darren Rovell, o porta-voz do governador, Pat Ptakclarar, que Ducey não pediu um boicote à Nike com seu tópico original no Twitter. Queria destacar a importância da bandeira Betsy Ross e de sua história.

Ducey ainda não respondeu ao anúncio do prefeito da Geórgia, no bom ano, de que a cidade seguirá em frente com seu compromisso inicial de fornecer à Nike um subsídio de US $ 1 milhão para ajudar a financiar a futura fábrica.

ATUALIZADO EM 03/07/19 às 16h20 ET: Depois que o governador do Arizona Doug Ducey castigou a Nike no início desta semana e cortou o financiamento para a mudança pendente da marca para a cidade de Goodyear, o prefeito da cidade interveio.

A prefeita da Goodyear, Geórgia Lord, acessou o Facebook para compartilhar seus pensamentos sobre o assunto, chamando-a de uma 'situação difícil' e acrescentando que a cidade planeja dar as boas-vindas à Nike - apesar do corte de fundos de Ducey.

Embora Ducey tenha realmente conseguido convencer a Autoridade de Comércio do Arizona a retirar uma doação de US $ 1 milhão, a cidade de Goodyear optou por não desistir. 'Ontem à noite, o Conselho Municipal de Goodyear aprovou por unanimidade um acordo de criação de empregos com a Nike. Espera-se que este negócio traga mais de 500 empregos e investimentos significativos para a nossa cidade. Honraremos o compromisso que assumimos em nosso acordo ', disse Lord em um vídeo no Facebook.

De acordo com CBS News , A Goodyear prometeu dispensar US $ 1 milhão em taxas de licença e revisão de plano para a chegada da Nike, além de fornecer US $ 1 milhão adicional para a criação de empregos.

Veja a história original abaixo.

A Nike está experimentando alguma reação após o cancelamento do seu 'Quatro de Julho' Air Max 1 . A dupla estava programada para sair esta semana em comemoração ao feriado patriótico. O governador do Arizona, Doug Ducey, acessou o Twitter esta manhã para expressar seu 'desapontamento com esta terrível decisão'.

Este colorido especial do Air Max 1, como muitos sapatos ao longo dos anos, foi vestido com as cores da bandeira americana para celebrar o Dia da Independência. Seu detalhe principal era uma bandeira Betsy Ross da era colonial bordada no calcanhar. Independentemente das intenções da Nike, a reação começou a crescer quando as imagens oficiais do tênis surgiram online.

Um dos que expressou seu descontentamento foi Colin Kaepernick, ex-zagueiro da NFL que virou ativista social e endossado do Swoosh. De acordo com um relatório recente do Wall Street Journal , ele estendeu a mão para a Nike e insistiu que puxassem o tênis porque a bandeira Betsy Ross representa uma época na história americana em que a escravidão ainda existia.

'Em vez de celebrar a história americana na semana da independência de nossas nações, a Nike aparentemente decidiu que Betsy Ross não merece e se curvou ao atual ataque de correção política e revisionismo histórico', escreveu Ducey em um tópico no Twitter abordando suas frustrações com o decisão.

A decisão da marca de retirar o sapato também já gerou algum prejuízo financeiro, pelo menos no Arizona. Ducey continuaria anunciando que o cancelamento da Nike o levou a entrar em contato com a Autoridade de Comércio do Arizona e retirar qualquer financiamento vinculado à futura mudança da empresa para a cidade de Goodyear, um grande anúncio que ele inicialmente disse que estava agendado para hoje.

A gigante do sportswear teve planeja abrir uma fábrica multimilionária na Goodyear. Ele teria fornecido 505 empregos de manufatura em tempo integral para a cidade. Esperava-se que as operações começassem em 2020.

Ducey concluiu seu discurso encorajando as crianças a pesquisar Betsy Ross. “Não deveria haver uma polêmica sobre um sapato para que nossos filhos soubessem quem é Betsy Ross. Uma mãe fundadora. Sua história deve ser ensinada em todas as escolas americanas. Nesse ínterim, vale a pena pesquisá-la no Google.

Embora a Nike ainda não tenha reagido à decisão de Ducey, a falta de incentivos financeiros do estado pode levar o Swoosh a abandonar seus planos iniciais de expandir a manufatura no Arizona. Uma situação semelhante ocorreu em fevereiro, quando Amazon cancelou seus planos de construir uma sede corporativa na cidade de Nova York depois que foi decidido, o gigante da tecnologia não merecia quase US $ 3 bilhões em incentivos financeiros para o projeto.

Em um comunicado oficial, a Nike diz: 'Nós regularmente tomamos decisões de negócios para retirar iniciativas, produtos e serviços. A NIKE tomou a decisão de suspender a distribuição do Air Max 1 Quick Strike em 4 de julho com base em preocupações de que ele poderia ofender e prejudicar sem intenção o feriado patriótico da nação.

A Nike é uma empresa orgulhosa de sua herança americana e de nosso compromisso contínuo de apoiar milhares de atletas americanos, incluindo a equipe olímpica dos EUA e times de futebol dos EUA. Já empregamos 35.000 pessoas nos EUA e continuamos comprometidos com a criação de empregos nos EUA, incluindo um investimento significativo em um centro de manufatura adicional que criará 500 novos empregos. '