Autoridades acreditam que avião da Indonésia caiu logo após a decolagem

Avião indonésio Sriwijaya se preparando para pousar

Acredita-se que o avião da ASriwijayaAir que transportava 62 passageiros tenha caído logo após decolar, o chefe do Comitê Nacional de Segurança de Transporte da Indonésia, Suryanto Cahyono, reportado à CNN .

O voo 182 da Sriwijaya Air estava voando de Jacarta para o Bornéu Indonésia quando perdeu contato por volta das 2h40 ET no sábado. O avião transportava 50 passageiros e 12 tripulantes, todos cidadãos indonésios. O ministro dos transportes, Budi Karya Sumadit, informou à mídia que as autoridades acreditam que o avião caiu entre as ilhas de Laki e Lancangin, na cadeia das ilhas Thousand a noroeste de Jacarta. Sumadi também confirmou que uma dúzia de navios - incluindo quatro navios de guerra da Marinha da Indonésia - foram enviados como parte de uma missão de busca e resgate para o avião.

O capitão Eko Suryo Hadi Prayitno da Guarda Costeira da Indonésia relatou que um escorregador de evacuação de emergência de um Boeing 737 (o mesmo modelo do avião do voo 182) foi encontrado no mar, onde se acredita que o acidente tenha ocorrido. O capitão explicou que havia fortes chuvas e ventos próximos ao local do acidente que atrapalharam a busca. Ainda assim, as autoridades conseguiram encontrar mais destroços perto da Ilha de Lancang. Esses destroços serão entregues ao Comitê Nacional de Segurança no Transporte para confirmar se vieram do avião desaparecido.

O vôo perdeu contato quase 11 minutos depois de deixar o Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta de Jacarta a uma altitude de 11.000 pés enquanto subia para 13.000 pés. De acordo com o serviço global de rastreamento de voos Flightradar24, o avião caiu 10.000 pés em menos de um minuto antes de finalmente desaparecer do radar. O CEO da Sriwijaya Airlines, Jefferson Irwin Jauwenainsiste que a aeronave de 26 anos estava em boas condições antes de voar.

'É claro que estamos muito preocupados com o que aconteceu conosco com o SJ 182', disse ele durante uma coletiva de imprensa no sábado. 'Esperamos que suas orações possam ajudar no bom andamento do processo de busca. Esperamos que tudo esteja bem. '

Um porta-voz da Boeing disse CNN que a empresa está 'ciente de relatos da mídia de Jacarta e está monitorando de perto a situação'.

“Estamos trabalhando para reunir mais informações”, explicou a empresa.

A Sriwijaya Air é a terceira maior operadora da Indonésia. A companhia aérea de baixo custo transportava mais de 950.000 passageiros por mês de seu hub em Jacarta para 53 destinos domésticos e três países regionais. Este incidente ocorreu menos de dois anos depois de ter sido removido da lista de transportes aéreos proibidos da União Europeia, onde esteve por 11 anos.