A SEC afirma que protegerá os investidores de varejo de atividades abusivas após o frenesi do GameStop

SEC

O principal regulador financeiro do país diz que está revisando de perto 'a extrema volatilidade dos preços de certos preços de ações nos últimos dias. Também assegurou ao público que as autoridades estão prontas para agir se determinarem que a manipulação do mercado estava em jogo.

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA fez o anúncio na sexta-feira, na esteira do Reddit alimentadoaumentos de estoque que sacudiram Wall Street nos últimos dias. Embora a SEC seja demonstração não mencionou nenhuma empresa específica envolvida na saga, é claro que a agência estava se referindo ao frenesi em torno da GameStop e da AMC, que experimentaram picos inesperados nos preços de mercado.

'... Agiremos para proteger os investidores de varejo quando os fatos demonstrarem atividade comercial abusiva ou manipuladora proibida pelas leis federais de valores mobiliários. Os participantes do mercado devem ter cuidado para evitar tal atividade ', lia-se em parte a declaração da SEC. 'Da mesma forma, os emissores devem garantir o cumprimento das leis de valores mobiliários federais para qualquer oferta contemplada ou venda de seus próprios valores mobiliários. A Comissão continuará o seu trabalho em nome dos investidores e dos mercados. Nesse sentido, esperamos facilitar um diálogo público robusto entre os participantes do mercado e investidores sobre a estrutura e operação de nossos mercados de valores mobiliários. '

A GameStop ganhou as manchetes esta semana depois de começar a postar ganhos massivos no mercado de ações, sendo negociada a US $ 483 por ação na quinta-feira. O aumento foi atribuído a um grupo deUsuários do Reddit que começaram a comprar ações de empresas pesadamente vendidas como GameStop e AMC, bem como Blackberry e Bed, Bath & amp; Além. A recuperação, que aparentemente foi coordenada no WallStreetBetssub-Reddit, foi um grande golpe para os vendedores a descoberto e empresas de investimento que eram conhecidas por assumirem posições curtas. Tanto assim, várias elites de Wall Street pediram mais regulamentações para evitar ocorrências semelhantes.

A plataforma de negociação Robinhood também foi acusada de manipulação de mercado esta semana depois de implementar restrições de negociação em mais de 50 ações, incluindo GameStop. A SEC aparentemente tratou dessa controvérsia na declaração de sexta-feira: 'A Comissão analisará de perto as ações tomadas por entidades regulamentadas que possam prejudicar os investidores ou inibir indevidamente sua capacidade de negociar certos títulos.'