A petição pede que a bandeira de Ontário seja mais inclusiva e distinta

Bandeira de Ontário ao vento

Um online petição foi lançada para mudar a bandeira provincial de Ontário devido à sua falta de representação. A bandeira atual foi adotada em 1965. É vermelha com a Bandeira da União Real no cantão e o escudo de armas de Ontário na mosca.

Mano Majumdar, professor da Western Universitys Ivey Business School, deu início à petição no Dia do Canadá.

As melhores bandeiras são distintas e inclusivas. Ontarios não é nenhum dos dois, diz a petição. Esta petição apela à legislatura de Ontário para substituir a bandeira provincial por uma bandeira mais distinta e inclusiva, escolhida por meios democráticos.

A petição reza que a semelhança das bandeiras com a Vermelha Ensign é desigual e não condiz com a realidade diversa da sociedade ontariana atual. A bandeira vermelha marcava o Canadá como mais uma possessão britânica e deu lugar de honra em seu cantão à Union Jack.

Ele disse a 980 CFPLs Mike Stubbs em London Live que é hora de os ontarianos deixarem de ser uma bandeira que não representa mais a província com precisão.

Temos muitas palavras sendo ditas sobre reconciliação e inclusão, disse ele. Se não fomos capazes de dar esse pequeno passo no sentido de assumir um compromisso simbólico de realmente ter uma sociedade diferente, então não temos credibilidade quando falamos de reconciliação e inclusão.

O grande chefe da Associação dos Índios Iroqueses e Aliados, Joel Abram, disse que se a petição é um passo em direção à descolonização, então é uma coisa positiva.

A (atual bandeira de Ontário) reflete os pontos de vista colonialistas que muitas pessoas tiveram, mas talvez isso não seja tão prevalente agora, então talvez seja hora de mudá-lo, disse Abram.

Até o momento da publicação, a petição contava com 1.065 assinaturas, aproximando-se da meta de 1.500.